quinta-feira, 26 de junho de 2014

Estrutura vertical da atmosfera (Parte 2) - Balões com Wi-Fi

A internet é uma rede mundial? Digamos que sim, mas isso é um evidente exagero. “Temos a palavra world (mundo em inglês) em www (sigla para world wide web) justamente pelo conceito de que essa é a primeira plataforma aberta para a comunicação entre quaisquer seres humanos” disse o físico Tim Berners-Lee, que em 1989 desenvolveu  o protocolo www, base da rede.
Mas, de fato, a web não está perto de ligar a todos. Há 2,5 bilhões de pessoas com acesso. É impressionante, ainda mais em comparação aos 745 milhões que estavam on-line há dez anos. Só que os off-line continuam a superar os on-line. Dois em cada três indivíduos permanecem sem acesso. O problema: para funcionar, a rede depende de uma estrutura caríssima, composta de antenas e satélites.
O projeto Loon , desenvolvido em sigilo no Google X, laboratório em Mountain View, o coração do Vale do Silício, situado no único prédio da companhia inacessível a todos os googlers, apelido dado aos funcionários da companhia (Só quem é do X entra no  X) esse projeto é um plano ambicioso de levar a internet aos desconectados por meio de milhares de balões com Wi-Fi, movidos a energia solar e que sobrevoam a Terra a 20 quilômetros de altitude. Se der certo, proporcionará os benefícios da rede a moradores de regiões ermas, ou mesmo a barcos no meio do oceano.
O Loon começou em 2011, com o nome de ICARUs, em referência ao personagem da mitologia grega cujas asas de cera se derreteram quando voou próximo ao sol.
Em outubro de 2012, um jornal do Estado de Kentucky noticiou: “Objeto misterioso no céu”. Tratava-se de um Loon.
Foi realizado dia 06 de junho de 2014 um teste no Brasil, em Campo Maior, cidade de 45.000 habitantes no Piauí.

REDE DE ANTENAS QUE FLUTUAM PELA ESTRATOSFERA
Estratosfera: O Loon, balão do Google que fornece conexão com a internet flutua entre 18 e 25 quilômetros de altitude, na metade da região da estratosfera que é uma região estável, com correntes de ventos horizontais e que não é afetada por fenômenos climáticos, como tempestades.
Como voa: A estratosfera tem correntes de vento dispostas em camadas, que costumam soprar de forma mais ordenada e uniforme que em altitudes baixas, onde ocorrem fenômenos climáticos como nevascas e tempestades.
Para não coincidirem com a rota de aviões e não serem submetidos a intempéries, os balões são posicionados na estratosfera. Correntes de ventos com velocidade de 200 quilômetros por hora não permitem que objetos estacionem nessa região, o que dificultou o posicionamento dos balões.
O momento eureca foi aproveitar o vento em favor da ideia.
Os balões circulam a Terra, ora fornecendo conexão na América do Sul, ora na África.
Abrir as portas do mundo on-line para as pessoas traz inegáveis benefícios. Segundo estudo do Banco Mundial, o efeito positivo que a internet tem na educação, no empreendedorismo e em fomentar o ambiente democrático faz com que um aumento de 10% no número de pessoas on-line impulsione um crescimento de 1,3% no PIB de um país.

(Excerto da reportagem de Veja, edição 2376 de 04 de junho de 2014, de autoria de Filipe Vilicic)

                     
Questionário

1- Quais são as quatro camadas em que se divide a atmosfera?

2- Afinal de contas, levando em consideração o que foi exposto no texto; A internet é uma rede mundial ou não? Explique o seu ponto de vista.

3- Porque a estratosfera é a melhor camada da atmosfera para colocar os balões do Google?

4- Qual foi o momento eureca em favor da ideia dos balões?

5- Foi citado na reportagem que o município de Campo Maior no Piauí possui 45.000 habitantes. Sabendo-se que sua área é de, aproximadamente, 1.699 km². Qual é a densidade demográfica de Campo Maior?

Um comentário:

  1. TINY TINY TINY TINY TINY TINY TINY
    This is not a TINY gr5 titanium TINY TINY TINY TINY TINY TINY nano titanium flat iron TINY TINY TINY TINY TINY TINY TINY TINY TINY titanium trim walmart TINY properties of titanium TINY TINY TINY titanium pickaxe terraria TINY TINY.

    ResponderExcluir